COMENTÁRIOS GERAIS DA SEMANA:
Portanto, a Ucrânia chegou à conclusão de que todos os eurofãs já tinham chegado há uns meses atrás. A Suécia apresentou o pior lote de canções dos últimos anos. A Hungria continua com o mesmo. A Irlanda envia a música menos má. A Rússia apresenta a canção e é logo acusada de plágio. Na Estónia há uma maioria de músicas péssimas! E Na Roménia há ex-concorrentes a passar à final com músicas que nem lembra ao menino Jesus.
10 NOTÍCIAS DA SEMANA:
Only Love Survives para Malmö
A Irlanda escolheu na sexta-feira, a música que será interpretada por Ryan Dolan em Malmö: Only Love Survives.
Only Love Survives para Malmö
A Irlanda escolheu na sexta-feira, a música que será interpretada por Ryan Dolan em Malmö: Only Love Survives.
Dona Gertrudes:
Depois de dois anos a ter de "levar" com os gémeos irritantes, finalmente a Irlanda decidiu não os enviar (Aleluia!). Mas digamos que também não há grande melhoria. 5 músicas na final nacional e todas elas eram más. Acabou por ganhar a menos má, que, sinceramente, não faz muito sentido, nem à primeira e nem à milésima vez que a oiço. Estou a tentar ponderá-la, mas nada ajuda; nem a voz, nem a presença em palco, nem a música que parece uma mixórdia mal feita. Veremos qual o destino da Irlanda, mas não ponho as mãos no fogo por isto!
What If pela Rússia
Foi apresentada no domingo a música que representará a Rússia no festival, What If, interpretada por Dina Garipova.
Dona Gertrudes:
Mais uma música investigada por plágio. Eu realmente acho fantástico como toda e qualquer música eurovisiva tem semelhanças com qualquer outra que foi possivelmente ouvida por meia dúzia de pessoas. Tudo bem que o refrão tem semelhanças iguais, mas sinceramente não estou a ver qualquer tipo de compositor a ir pesquisar músicas no youtube para as poder copiar. Mas o que importa isso quando estamos a falar da Rússia, que, até em 2010 tinha a pior música de sempre e conseguiu chegar à final?!
Segunda semi final na Estónia
Também no passado Sábado foram decididos os últimos finalistas do Eesti Laul 2013. Juntam-se aos já apurados na primeira semi final Liisi Koikson & Söörömöö, Birgit Õigemeel, Rasmus Rändvee & Facelift Deer, Rolf Roosalu e Põhja-Tallinn.
Dona Gertrudes:
Este ano a Estónia também está um pouco fraquinha (pudera, depois do que nos apresentou no ano passado a fasquia está muito alta). A primeira classificada é bem fraquinha, aquilo parece uma versão reles de "Verjamen". A segunda é mais uma música básica que miúdos da primária conseguiam compor "Dance" e "Meil on aega veel" é simplesmente péssimo! Vou ter de destacar "With you", que, mesmo não chegando aos pés de "Kuula", me parece a melhor música para a Estónia!
Semi finais húngaras
Mais um evento eurovisivo do passado sábado que classificou para a final do A-Dal os seguintes artistas: András Kállay-Saunders, Gergő Rácz, Ildikó Keresztes, Plastikhead feat. Laci Gaspar, Tamás Vastag, Gigi Radics, Bye Alex e Szilvi Agárdi e Dénes Pál .
Dona Gertrudes:
Já estive aqui três semanas a falar das eliminatória húngaras, por isso devem saber a minha opinião sobre as músicas no geral. Mas, para o caso de ainda não saberem, eu volto a repetir aquilo que já tive o prazer de dizer: Não percam tempo com as músicas das semi finais, limitem-se a ouvir a que vai à Eurovisão (caso consigam ouvi-la toda). Mas, se porventura conseguirem o feito de ouvir todas elas, digam-me que eu falo com o São Pedro para vos guardar um lugar lá no céu, ao pé do meu. É que, sinceramente, não há ouvidos que aguentem tanta má música!
A primeira semi final romena, do passado sábado, classificou para a final Casa Presei, FreeStay, Luminița Anghel, Cezar, Electric Fence e Tudor Turcu .
Dona Gertrudes:
Ora, "Un refren", "Hello" e "Emilia" parecem-me más, muito más! "Criminal mind" a única coisa que me faz lembrar é a série de televisão - à parte disso, é tão fraca como a primeira. Luminita Anghel é que voltou com toda a força; se já em 2005 tinha mostrado voz, agora volta a mostrá-la, ainda mais, com a uma música diferente - mas que aposto que irá agradar aos eurofãs. "It's my life" é o quê? Um homem a cantar num tom duvidoso com umas mulheres em cuecas a dançar?! Quem ficou pelo caminho foi Natalia Barbu que nem pelo seu país, nem pelos vizinhos, consegue voltar à Eurovisão!
Quarta semi final do Melodifestivalen
Dona Gertrudes:
Vale a pena falar da classificação de Ulrik Munther? Era mais que esperada (digo até que antes de se ouvirem as músicas ele já tinha isto ganho), se bem que a música é bem estranha. Quanto à outra classificação, parece-me absurda. Desde quando é que um piano a arder e um monte de gritos chega à final do Melodifestivalen? Isto só demonstra a fraca qualidade das canções este ano. Não acredito (seja qual for a música vencedora) que a Suécia consiga igualar Loreen ou Eric Saade este ano!
Segunda semi final Romena
No passado domingo deu-se a segunda semi final romena que qualificou para a final Narcis Iustin Ianau, Elena Cârstea Muttart, Ovidiu Anton, Cristian Prajescu, Al Mike feat, Renee Santana e Andrei Leonte.
Dona Gertrudes:
"Seven" lembra-me um filme (a Roménia anda a apostar em nomes de séries e filmes, ou é impressão minha?), mas digamos que não é bem o meu género (nem o meu, nem o de ninguém que queira manter os seus ouvidos intactos). "Spinning" e "The best thing in life is to love" são mais umas baladas típicas (inovem nas baladas!). "Run away with me" poderá resultar na Eurovisão por causa do início, mas o resto é bem fraquinho! "What is love" é mais uma música péssima para a coleção! Finalmente, a última música é mais uma facilmente esquecida pelo público.
Parte de Birds revelada
Parte da música que será interpretada por Anouk, representante holandesa na Eurovisão 2013, foi esta semana revelada ao público.
Dona Gertrudes:
É difícil julgar uma música inteira por uns segundos que ouvimos, ainda por cima em acapella, mas estes miúdos que têm a mania que são cronistas obrigam-me a fazer isto, e que remédio tenho eu (já que também não tenho nada de melhor para fazer). Ora, a voz da mulher irrita-me um bocado e ainda não me parece que seja desta que a Holanda consegue um tão ansiado top 10. Se conseguirem um lugar na final já será com alguma sorte à mistura, porque isto parece-me uma música bastante banal. Mas terei de esperar pela versão completa para poder avaliar em condições.
Mika em Malmö?
Surgiu esta semana a notícia de que o cantor mundialmente conhecido Mika poderá ser o representante britânico na Eurovisão em Malmö.
Dona Gertrudes:
Eu acho piada a todos os rumores vindos das terras de sua majestade. É que a cada semana há um novo possível candidato e todos super famosos. Qualquer dizem que a Adele e os Coldplay também vão à Eurovisão. O que é certo é que nem com o Mika o Reino Unido se safa. Primeiro porque o género de música dele não agrada a qualquer um e depois porque ... é o Reino Unido e não importa quem eles mandam, por muito famoso que seja. Veja-se o caso dos Blue. Espero bem que este rumor não se confirme porque não posso com a voz irritante do rapaz!
O compositor da canção ucraniana anunciou que várias partes desta serão alteradas depois de uma reação não muito boa do público.
Dona Gertrudes:
Então o público não está satisfeito com a música ucraniana? E agora novidades! É que da Ucrânia um eurofã espera muito mais do que uma música sem nexo como esta. Tudo bem que não é a pior até agora escolhida, mas boa também não é. Espera-se muito mais de um país que fica sempre (ou quase sempre, vá) no top 10 da final eurovisiva. Com isto, com certeza mantinham a média de boas classificações, mas desta vez não era pela música - mas sim pelos vizinhos, tal como no ano passado.
Fontes: ESCToday, ESCDaily, JanelaESC, eurovision.tv, Oikotimes/Imagens: Google
Vídeos alojados no YouTube
26/02/2013
26/02/2013
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.