Novidades

latest

Tertúlias Eurovisivas 2 - Repressão na Eurovisão!



A REPRESSÃO NO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO


É domingo… Yeah… Vamos ter mais uma tertúlia… Yeah! É verdade, toda esta euforia por um simples motivo, vamos debater, criticar e esmiuçar mais um tema referente à nossa querida Eurovisão. Para esfriar todo este meu entusiasmo e alegria tenho o meu partner… O Diogo Canudo! Já estás aí?!
Não me estás a ver? Vai mas é ao oculista! Claro que estou aqui! Se me pagam o salário ao fim do mês tenho de desempenhar a minha função dignamente, não é?
Dignamente? Onde? Onde? Não estou a ver (e não é por dificuldades visuais!). Bem, já que aqui estás, queres introduzir o tema? Ou não se sentes capacitado para tal?
Estás a ver a minha cara chocada? É que não tiveste graça, tens de te esforçar menos e ser mais espontânea! Claro que introduzo... Esta semana, como podem ver, é dedicada às fotos que nós, Mr. Diogo Canudo e Mrs. Andreia Fonseca, escolhemos para vos chatear aos domingos... A foto desta semana é bastante peculiar. Já ouviram falar de repressão eurovisiva? É verdade, também acontece dentro de um simples festival de música!
A tua cara está chocada? Não sabia que tinhas cara de ovo! Bem, é caso para te dizer “A tua cara não me é estranha”… Voltando ao que interessa, sendo a Eurovisão um evento de renome e reconhecido, é normal que nele exista muita pressão polícia e não só! Existe todo um jogo de interesses, onde os “grandes” da indústria da música tentam encontrar a melhor forma de nos aliciar à compra dos seus produtos. Com toda esta manipulação existem “muitas bocas por calar”, muitas verdades que ficam por dizer e que, embora corram pela Internet, acabam por ser ignoradas ou esquecidas. Um bom exemplo desta repressão foi o Festival Eurovisão da Canção em Baku, onde foram realizadas inúmeras “perseguições” e atentados à liberdade: os arménios foram quase expulsos do certame e os homossexuais foram ameaçados. Factos lamentáveis, mas que ocorrem em todos os grandes eventos… Não só na Eurovisão!

Até o site oficial da Eurovisão foi atacado por hackers este ano! E mais ainda lembro-me de organização da Islândia queria boicotar o festival em 2012 devido à falta de direitos humanos no Azerbaijão. Uma coisa é certa: é difícil controlar tantos países num evento só, costumam participar entre 40 a 43 participantes nos últimos anos, vindos do Norte, do Sul, do Centro e até do Leste Europeu, com culturas, tradições, mentalidades diferentes umas das outras. Há que saber respeitar as culturas, mas quando estas não seguem este caminho...
Claro que muita da violência origina-se do confronto entre países, mas esta também é potenciada pelos organizadores do evento que tomam medidas discriminatórias (que podem ser confundidas como sendo preventivas). A Eurovisão é um evento político, pelo que acaba por absorver muita da “podridão” vivida pela Europa. Depois os próprios haters do evento tomam exceções como regra e pegam em eventos particulares e maximizam-nos como sendo o “pão nosso de cada dia”. Se a repressão existe no ESC? Sim! Mas ela existe em todo o lado, até a nossa imprensa sofre de censura. Esta censura existe para nos manterem “controlados”, não sabendo de verdades sórdidas (que nos fariam perder o interesse), mas também sem sermos completamente felizes (um povo ligeiramente deprimido é mais controlável)… Este é um mecanismo usado globalmente e a Eurovisão também faz uso dele. Este evento dá-nos muitas alegrias que nos prendem o interesse, mas quem o acompanha sabe que muitas são as notícias que nos deixam desiludidos com o certame, mas que fazem com que este continue a ser comentado… Como estamos a fazer agora, em plana época “fora-Eurovisão”.

Concordo contigo Andreia, mas não achas mais justo sabermos das "verdades que nunca são ditas"? Eu sei que muitas delas, se fossem descobertas, obrigariam à perda de interesse do festival; porém eu também gostaria de saber essas mesmas, gostaria de ver um evento completamente transparente e honesto; e, mesmo que houvessem muitos "podres", nós só podemos alterar o que está errado se soubermos! Tu quando queres mudar algo na tua vida tens de perceber primeiro o que se encontra mal, e se nem maior parte das verdades nos são ditas, como nós podemos mudar?
Ui que ele concorda comigo! Aleluia! Já existia um ditado antigo chinês que dizia “Só se consegue ser feliz com um pouco de ignorância!”. Embora também procure sempre o fundo de verdade, sabendo-a, este grandioso espetáculo perdia cor. Imagina que vinhas a descobrir que a vitória do tema “Euphoria” não passava de um golpe político? Ou que para se construir aqueles palcos maravilhosos milhares de crianças eram escravizadas? Neste último exemplo estou a usar um caso extremo, mas que pode ser encontrado. Neste caso, continuarias a assistir de forma entusiasta o certame? Não me parece! Ou seja, deixarias de contar com algo que te anima, pelo que serias um pouco mais infeliz. Com isto, acabaríamos com o nosso blogue e os nossos leitores também ficariam um pouco tristes… No fim, gerava-se uma onda de tristeza em torno de um “pouco mais de verdade”. 

Ai que pessimista! Neste momento um estado de melancolia me possuiu! Isto não se faz, Andreia!
Até eu fiquei com uma dor de cabeça à conta deste dramático cenário! Embora prometa ao leitor informá-lo sobre a verdade, permanecerei um pouco ignorante de forma a continuar a amar a Eurovisão. E tu Diogo? Queres ser ignorante "q.b." comigo? Boa semana caro leitor e não se esqueça de comentar esta tertúlia e partilhar connosco a sua sabedoria. Quanto a mim? Vou experimentar a minha indumentária para o Festival da Canção… 
Queres ser a minha "girl" ignorante? Juntos podemos fazer filhotes ignorantes, que tal? Eh lecas, como vais vestida? Sem saia como a Eleftheria e com um top preto às bolinhas amarelas? Parece-me bem!
É segredooo…
Tu é que sabes... Eu cá vou com um belo smoking! Tenham uma boa semana, não descubram as verdades da Eurovisão, sejam ignorantes (como nós) e... não trabalhem de graça!
Imagem alojada no site indexoncensorship.org
( Hide )


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved