Novidades

latest

E Quando Lá Cheguei... Fracassei! - Tooji!




SEGUNDO FRACASSO:

TOOJI

(Vote na sondagem no lado direito da página)



            Não é preciso recuar muito no tempo para nos lembrarmos da última vitória norueguesa na Eurovisão. Em 2009, Alexander Rybak bateu todos os recordes e arrancou uma vitória como há muito não se via para o país nórdico. Mas após esta vitória parece que a Europa “se virou contra os noruegueses”, não fossem eles dos países com mais flops nos últimos anos. Nos dois anos seguintes à vitória tentaram dois géneros totalmente diferentes e nenhum deles resultou. Este ano não foi exceção... Tooji ganhou a final nacional inesperadamente e logo se tornou num dos favoritos à vitória final entre os eurofãs. Mas se muitos eram fãs da música, outros tinham-na no fundo das suas tabelas. Muitos foram também os críticos desde o início porque achavam “Stay” uma cópia barata de “Popular”. Mas se o Eric Saade e o Tooji eram tão parecidos avizinhava-se então um lugar cimeiro na classificação final para a Noruega, tal como a Suécia tinha conseguido no ano anterior. 

 

            À medida que se aproximava a semana eurovisiva, “Stay” foi perdendo terreno para outras músicas favoritas à vitória. Era quase impossível destronar músicas como a vencedora “Euphoria” ou as avozinhas russas, mas era esperado na mesma um excelente resultado que fizesse esquecer a não passagem à final no ano anterior. A música era bastante indicada para o mundo eurovisivo: um pop perfeito para dançar (e para o intérprete mostrar os seus movimentos mais femininos) com toques árabes (não fosse Tooji originário do Irão) e uma letra bastante boa (para aquilo que se costuma observar). A Noruega parecia ter encontrado a receita do sucesso! Algo que sempre foi gerador de críticas foram os movimentos de Tooji durante a performance. Ora se por um lado muitos pouco se importam com as escolhas sexuais do rapaz, outros dizem também não se importar mas são os primeiros a discriminar. Pelas redes sociais só se encontravam comentários com uma palavra: “gay”. Agora pergunto: isto afinal é ou não é um concurso de música?! (para quê perguntar quando é óbvio que a resposta é não!)



            Chegada a semi-final era mais do que seguro que a Noruega ia passar. A Noruega devia ser um dos três países que toda a gente sabia que ia passar (juntamente com a Suécia e a Sérvia) e as expectativas foram asseguradas quando se viu o nome do país num dos 10 envelopes que davam acesso à final. Mesmo sem grande performance vocal, lá estava a Noruega a alcançar um feito que não tinha conseguido em 2011. 


            Na final entre os fãs crescia a certeza de um top 10 ou 15, já que a vitória parecia cada vez mais distante. Músicas que antes ninguém gostava pareciam ter crescido cada vez mais e a música que agradava a quase toda a gente deixava de ter tantos adeptos (pelo menos daqueles que estavam dispostos a votar). A prestação na final foi, sem dúvida, a pior das 3 vistas (final nacional, semi final e final eurovisivas). A voz não foi tão competente como na final nacional norueguesa (é que nem lá perto). Muitas desafinações, muita “gritaria”...
            Mas se ouvirmos a prestação da final nacional vemos uma voz bem mais segura. Então o que se terá passado? Nervosismo? Problemas de som (que foi o que não faltou na edição deste ano)? Pouco importa, importa sim que a Noruega acabou o festival com uns míseros 7 pontos dados por três países e um último e injusto lugar. Se merecia o top 10 é discutível, mas indiscutível é que a Noruega foi bem mais competente que muitos países que ficaram colocados à sua frente na tabela final. Tooji foi à procura de uma prenda de anos e saiu com um resultado que nem os mais céticos em relação à música alguma vez podiam prever!



Todo o material, desde do texto às imagens e às suas aplicações, foi feito pelo autor.

Vídeo: Youtube/Imagem: Google
12/07/2012
( Hide )
  1. Acho que o Tooji canta um nadinha melhor que o Eric e que "Stay" é uma espécie de versão melhorada de "Popular". O ultimo lugar foi injusto (mas o ESC tbm tem sempre coisas injustas e disso estamos fartos de saber)...pode ser que no próximo ano a Noruega se saía melhor.

    ResponderEliminar
  2. quanto á questao da sexualidade muita gente nao deve ter visto a final norueguesa porque assim que se soube o resultado ele foi beijar a namorada.
    A noruega era a minha favorita ve-la em ultimo foi um desalento. mas tambem quanto ao que sei foi a nacionalidade dele e do país onde nasceu que ele nao votado sinceramente eurovisão = a politica já o disse isto

    ResponderEliminar
  3. Acho que o que mais o prejudicou foi o facto de ser natural do Irão, também li imensos comentários sobre esse facto, porque chamar de "gay" quase todos os cantores são chamados até porque é mais fácil do que tentarem fazer melhor, a não ser que sejam homens das cavernas sem um pingo de talento do género dos "Homens da Luta"
    Foi injustiça, lá isso foi, mas nao é novidade para ninguem que isso aconteça todos os anos...

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved