A emissora finlandesa publicou as regras para a seleção da música representante para o ESC 2013. Esta é também a confirmação oficial relativa à participação finlandesa no certame.
Mais uma vez o Uuden Musiikin Kilpailu (UMK) vai selecionar a entrada finlandesa eurovisiva. As demos serão aceites entre os dias 3 e 16 de setembro de 2012, em seguida, um júri, nomeado pelo YLE, selecionará os artistas e as canções que prosseguirão na competição.
A final UMK será realizada em fevereiro e o vencedor representará a Finlândia na Eurovisão. Será, apenas, aceite uma música por artista, enquanto que os compositores podem apresentar várias músicas a concurso.
As demos tem que ser de alta qualidade e o cantor que a interpreta, tem de ser o mesmo que comparecerá no UMK. As músicas apresentadas no UMK não podem ser inscritas em outras seleções nacionais, para outros países. Estas também não podem ser utilizadas para outros fins comerciais, tais como spots publicitários, durante todo o processo do UMK.
Pelo menos, um dos cantores principais, e um dos elementos da equipa que compôs o tema, devem residir na Finlândia, e não podem ser funcionários da YLE, pelo menos, durante todo o processo. Não existem restrições quanto à língua na qual a música é interpretada, não podendo esta exceder os 3 minutos de duração. Mais ainda, os artistas devem ter mais de 16 anos (tendo como referencia maio de 2013).
Durante o UMK, os concorrentes podem interpretar o tema numa versão live ou com mediante playback. O vencedor do UMK terá de cumprir as regras da EBU, facto que parece sugerir que o processo do UMK não conta com regras muito rigorosas. Os materiais terão de ser enviados para a YLE em formato digital. As regras serão publicadas em Sueco e Inglês no site UMK.
Fonte: ESCToday/Imagem: BBC
Correcçãp,não será em setembro de 2012, porque a Eurovisão 2013, ocorre em Maio de 2013.
ResponderEliminar