Novidades

latest

ESC 2012: comentários ao 5º dia de ensaios


SEGUNDO ENSAIO DOS PRIMEIROS TREZE PAÍSES DA PRIMEIRA SEMIFINAL!

Iniciou-se a segunda fase de ensaios! Surge alguma expectativa em relação à evolução ou ao retrocesso das atuações. Nesta fase já pouco ou nada poderão mudar. Veremos como se comportam os primeiros semi-finalistas da Eurovisão 2012.



Rambo Amadeus foi impedido de levar o seu "burrito" do vídeo oficial, mas surge com um alternativo bem “engraçadito”. O início classifico-o como obscuro, em que surge com um manto e capuz preto. A restante atuação não modificou muito em relação ao primeiro ensaio, em que basicamente tudo “não tem ponta por onde se lhe pegue”: desde a voz do intérprete (se é que se faz ouvir), aos cenários e à coreografia, que necessita, ainda, de um grande treino pela frente. De facto Montenegro vai mesmo lutar pelo penúltimo lugar, que seria já uma verdadeira vitória! 



Depois da performance anterior, surge uma lufada de ar fresco! Esta dupla funciona muito bem em palco. Aqui, em alguns momentos as vozes não sobressaem muito uma da outra, mas talvez seja pela qualidade dos vídeos, pois acredito que no dia do espetáculo funcionarão na perfeição! A coreografia dá intensidade à atuação e os momentos altos centram-se no instrumental com o violino, especialmente quando as câmaras giram à volta da Grétá. Islândia está na final e espero que no top 10 também!



Adoro a coreografia tipicamente grega, mas penso que toda ela irá afetar a voz da Elefhteria, pois são notáveis algumas oscilações. Surgem também pequenos atrasos em algumas “entradas no refrão”, em que é obrigada a acelerar o ritmo, principalmente na parte final. Não sei se esta indumentária será a final, mas esta música pedia um pouco mais de estilo e cuidado. No entanto a performance foi positiva e esperemos que haja uma exceção à regra e que a Grécia não esteja em “crise” na Eurovisão, este ano!



A tal letra que cantada na língua Portuguesa seria uma anedota! No entanto a interpretação não foi má de todo. O cenário com cores vivas dá expressividade à performance. A voz de Anmary é competente e consegue defender bem a canção. As bailarinas, apesar de interagirem bastante com a intérprete, o que é bastante positivo, precisam de uma coreografia mais elaborada. Apesar de tudo ainda tenho sérias dúvidas se veremos esta atuação mais do que uma vez!



Os momentos que se seguem são totalmente focados na voz da Rona Nishliu. Apesar de não ser apreciadora desta canção, não poderia haver melhor cantora para a interpretar. Toda a performance demonstra pura melancolia, ainda mais reforçada pelo cenário imensamente escuro. Podemos vir a ter aqui uma agradável surpresa. Que vozeirão!



Não pude deixar de notar o vestuário semelhante à cantora grega, apesar de não sabermos se será a indumentária final. É impossível ouvir esta canção sem dançarmos ao seu ritmo... Pura diversão! O grupo está coordenado e leva tudo muito bem preparado. Todos os elementos têm um papel preponderante nesta atuação, coexistem na perfeição. Temos uma candidata à vitória final! 



Ensaio semelhante ao primeiro. Mantém-se a disposição típica da banda, que me faz lembrar os maNga, da Turquia, Eurovisão 2010. O cenário assenta “que nem uma luva” em todos os momentos da interpretação. Este tipo de propostas funcionam muito bem na Eurovisão, portanto esta não será exceção. Vamos ver a Suiça na final e com um resultado prometedor certamente.



A Iris demonstrou um aparente nervosismo durante a atuação, o que a pode prejudicar a nível vocal. No entanto foi bastante competente neste ensaio. O cenário é lindíssimo e enquadra-se perfeitamente nesta balada. Não sei se será o suficiente para uma passagem à final, e os resultados da Bélgica são sempre uma incógnita. A intérprete terá que se esforçar um pouco mais para “preencher” o palco com a sua performance. Contudo, seria injusto uma retenção na semifinal. 



Outra bonita balada e com magníficos cenários! Pernilla é bastante expressiva, o que não acontece com o violoncelista que a acompanha. Este demonstra-se um pouco apático, uma atitude de quem parecer estar ali por “obrigação”, o que é pena, uma vez que o seu papel será fundamental para o resultado que a Finlândia poderá obter. Por vezes não basta ter uma boa cantora e uma música bem construída. A passagem à final não estará comprometida, mas o resultado na mesma poderá sair “beliscado”. 



Como esperado permanece o estilo anos 70/80. Nada ou pouco mudou desde o primeiro ensaio, o que não é positivo, pois haveria vários aspetos a melhorar, nomeadamente a coreografia dos backing vocals. O cenário é a marca relevante desta atuação e embeleza-a. Israel precisará de uma ajuda divina para conseguir a passagem à final.



O temível concretizou-se: Valentina e sua equipa levam um computador para o palco! Apesar de ser uma das piores propostas desta edição, o ensaio melhorou. E finalmente o vestuário também, pois a cantora já não se apresenta com o seu “fato de treino”. Claramente que também lutará por um dos últimos lugares, mas considero que houve uma evolução. Poderá ser um dos momentos de entretenimento ao longo do espetáculo, nada mais do que isso.



Que grande atuação! Está aqui um top 5 se a justiça for feita. A voz melhorou significativamente desde o último dia de ensaios, apesar de ainda poder haver melhorias. A coreografia está perfeita, bem como a conjugação do cenário e do “mini-palco”, de forma a focar a apresentação na cantora. Todos os detalhes foram tidos em conta. De todas foi a melhor evolução do dia. 



Sendo já o primeiro ensaio semelhante à final nacional, este foi igualmente idêntico. Fora uma ou duas oscilações de voz, Soluna é uma grande e multifacetada artista e com certeza que dará um grande espetáculo e colherá os frutos do seu trabalho. Além disso é notável o facto de sentir aquilo que interpreta. Dinamarca está certamente nos lugares cimeiros no dia 26 de Maio.


No início da “segunda volta”, realço a evolução do Chipre, e apesar de ser uma má proposta, a ligeira melhoria de São Marino. Além disso, denoto as excelentes interpretações da Islândia e Dinamarca, que só não constam nas minhas evoluções porque sempre mantiveram um registo de qualidade elevado. Como é evidente, o pior ensaio do dia pertence a Montenegro, e é desta forma que veremos o início deste grande espetáculo na próxima terça-feira. 

( Hide )
  1. OMG OMG OMG A Cláudia não entrou com a jéssica? Acho que sim! Pelo menos nunca tinha lido nada dela! Boa aquisição!!!!!!!!! CLÁUDIAAAAAA, CONTINUA, FORÇA RAPARIGA, ÉS A MAIORRRRRRR!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved