Novidades

latest

ESC 2012: comentários ao 4º dia de ensaios


QUARTO DIA DE ENSAIOS - ÚLTIMOS 10 PAÍSES DA SEGUNDA SEMIFINAL

16 de Maio, quarto dia de ensaios, e será a vez dos restantes 10 países pertencentes à segunda semifinal.


A Eslovénia apostou tudo este ano e isso vê-se neste simples ensaio, já que estava tudo bem planeado desde a coreografia ao background e às luzes. A voz de Eva é adorável, nunca saiu de tom, estava tudo no “sítio certo”. Em relação ao vestuário (que parece já ser o escolhido) é melhor que os da final nacional, especialmente os do coro. A Eslovénia irá certamente pisar o palco da final.



Nina Badric foi, talvez, uma das melhores intérpretes em palco do dia. Honestamente não estava à espera de tanta força na atuação, que se encontra irresistível. Em relação ao background era mais do que se esperava, pois nos remonta bastante ao vídeo oficial da canção: nuvens para relembrar o céu. E por falar em céu, esta música “leva-me mesmo ao céu”. A coreografia ficou espectacularmente espectacular! A voz sempre muito boa, afinada sem “cair”, nem “levantar”.



Euforia total! Esta música vai dar muito que falar... Toda a atuação foi uma “cópia” do Melodifestivalen, o que não é um ponto negativo, já que eu achava perfeito todo o ambiente e originalidade da proposta. O background é praticamente inexistente, tirando, quase no final da música, os "pirilampos" a acompanhar Loreen. A voz de Loreen é única e ela soube usá-la, por isso fantástico! Ao lado de Nina Badric, esta foi também a melhor intérprete em palco do dia.



Primeiro que tudo, esta música não tem por onde se pegue. Não percebo o investimento exacerbado que fizeram, pois "I'm a Joker" não vai a lado algum. O background também não ajuda, pois torna a atuação chata (as estrelas cansam imenso os olhos). Já que a coreografia terá que ser bem estudada (pois algumas bailarinas estão descoordenadas), a voz do intérprete é boa, competente.



A Turquia, que costuma ter sempre ideias fantásticas, este ano preferiu por uma atuação simples: o cantor e 5 bailarinos. Os backgrounds são os mais chamativos de toda a atuação (mesmo assim podiam ser mais expressivos). A voz não teve qualquer falha, a coreografia foi imensamente estudada e está muitíssimo competente. Can tem um ar muito expressivo e isso irá ajudá-lo na hora do televoto. Tenho a certeza que, este ano, a Turquia não vai faltar à final.



Vamos ficar boquiabertos, sem desviar os olhos desta atuação! Além de Nina e de Loreen, a Estónia ofereceu um ensaio mágico, belo. O instrumental conjuga-se imensamente bem com a voz e a interpretação de Ott, não estava à espera de tanta força e emoção. Na parte inicial da música os backgrounds são bastante fracos; mas, quando o instrumental aumenta, tudo “se revolta”, a cor nasce e a voz de Ott ocupa todo o palco. Se não passar à final será uma injustiça.



A Eslováquia, como já se estava à espera, limitou-se a colocar uma banda em palco com um background natural, alternando as cores da cinza para o vermelho. Mais uma vez as luzes são o ponto de interesse na atuação. A voz teve alguns deslizes (porém boa), o som dos microfones estavam baixos. Também reparei de como vão utilizar as câmaras, a Eslováquia vai ser bastante beneficiada nessa parte. No final Max aproxima-se mais do público e o mesmo acontece com a câmara para a televisão. Ainda assim não sei se a Eslováquia passa à final.



Podemos ficar, então, esclarecidos de que Tooji é um óptimo bailarino (e até um bom cantor). A voz dele esteve bastante melhor, denotando-se, ainda, falhas nos agudos (apesar da música não ser muito exigente a nível vocal). Outra coisa que me deixou bastante desiludido foram os backgrounds utilizados, que nada têm a ver com a música. Além disso a nova versão da música não me satisfaz totalmente; porém tem tudo para lutar pelo top10 na final. 



"Korake Ti Znam" é uma música que me é indiferente, nada me transmite, demasiado calma e monótona. Maya vai oferecer ao público um momento de melancolia, onde se sobressai a sua fantástica voz. Outro dos grandes momentos desta atuação foi o background, bastante idêntico ao do vídeo oficial - bem jogado! Mais uma vez as luzes foram o ponto forte. A Bósnia é certa na final.



Para começar os backgrounds adequam-se perfeitamente à década passada. Das únicas coisas que gosto deste país é a voz de Donny, é das vozes masculinas mais fortes desta edição. A atuação está "no ponto", nada a melhorar, é das únicas coisas que salvam este instrumental confuso. Gostei bastante da atitude que tomou em palco, sozinho e corajoso para tentar conquistar um lugar na final. 


Neste dia de ensaios destaco, então, a Estónia, a Croácia e a Suécia, que (não sendo, certamente; todos finalistas) foram as melhores atuações do dia. Os países que mais dificuldades tiveram, devido ao facto de não haver muito mais a melhorar e a surpreender, talvez sejam a Lituânia e a Geórgia.
( Hide )
  1. Mas quantos países pensa o autor da crónica que passam à final, dos participantes desta 2ª semifinal? 15?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, o autor da crónica sabe que passam dez, e só mencionou 5 países que passariam à final são eles: Croácia, Suécia, Turqui, Bósnia & Herzegovina e Eslovénia

      Eliminar
  2. Olha outro que entrou para a lista dos meus amigos do meu coração. Miguel, I LOVE YOU <3

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo das 22:16, o autor da crónica pensa que passam 10, simplesmente referiu 5 dos que achava que passavam. São eles: Croácia, Bósnia, Suécia, Turquia e Eslovénia

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved