Rússia:
“Vóvózinhas russas” acusadas de plágio!
Tal como é costume eurovisivo, as acusações de plágio são uma constante no quotidiano dos participantes do ESC. Depois de Donny Montell (Lituânia 2012) e Zeljko Joksimovic (Sérvia 2012), as Buranovskie Babushki enfrentam problemas derivados de acusações de plágio. A primeira acusação aponta a semelhança com "Blesnet slezoj", do grupo Kalinov Most, com o qual apresenta semelhanças no seu começo. Já a segunda é "Tu es foutu", da francesa In-Grid, cuja semelhança residiria no ritmo e no arranjo do refrão. Por enquanto, a EBU ainda não se posicionou sobre o assunto, mas, aparentemente, os argumentos parecem ser, completamente, infundados. Temos pena que tal venha a acontecer, dado que não se perderia muito com tal desqualificação. Com tanta boa música para se plagiar, foram logo “copiar” temas que “fabricaram” aquele tema! De todo o modo, estes casos de plágios são tão divertidos e… infundados! Nós, fãs, divertimo-nos, é o que vale.
Suécia:
Melodifestivalen terá “nova casa”!
A final da Melodifestivalen, tradicionalmente, acolhida na Globen Arena de Estocolmo, poderá mudar de “residência” a partir da edição de 2013. O local escolhido será, provavelmente, a nova arena da cidade, que se encontra na fase final de construção, e que se localiza a poucos quilómetros da atual “casa” da final da seleção sueca para o ESC. A Swedbank Arena, erguida para acolher os jogos da seleção sueca de futebol, tem uma arquitetura idêntica à da ESPRIT Arena (Düsseldorf), tendo sido projetada para albergar 65 mil espectadores. "A relocação da final foi um passo natural para o crescimento do interesse na Eurovisão", afirmou Staffan Holm, organizador do evento. Isto sim é empenho… À luz deste crescimento natural, não é de admirar a reputação da seleção sueca! Só de um evento assim é que poderiam “nascer” pérolas como “Euphoria”! Os nossos amigos suecos, como já bem os conhecemos, não pretendem descansar; preferem, sim, estar em “Euphoria” e preparar o evento no próximo ano. Será que a Eurovisão vai-se realizar na Suécia? Se se realizasse, apostaríamos numa grande realização por parte da nossa bem estimada SVT! A Suécia, em 2013, promete! Já agora, Danny Saucedo e Molly Sandén voltem!
ESC2012:
Baku Crystal Arena quase pronta!
A “morada” do ESC 2012, a Baku Crystal Arena, está quase pronta! Palmas! O novíssimo estádio está a ser construído desde meados do ano passado e será inaugurado com a recepção deste grande festival da música europeia. Relembre-se que esta construção é resultado da cooperação entre o governo azeri e empresas internacionais. Estamos, extremamente, ansiosos por apreciar o resultado final desta construção megalómana, mesmo considerando a sua semelhança com uma grande obra arquitectónica chinesa… Coincidência?! Em todo o caso, pelos vídeos já divulgados parece que a arena está a ficar bastante bonita e a Eurovisão 2012 promete mesmo! Uma triste notícia foi da diminuição de pessoas que a arena recebe – especulava-se entre 20 a 25 mil pessoas e só conseguiram 16 mil. Esperamos mais fresquinhas notícias!
Azerbaijão:
Buranovskiye Babushki geram nova “moda”!
Inspirado pelo sucesso gerado em torno de Buranovskiye Babushki (representantes russas do ESC 2012), o grupo de senhoras “Neneler”, da cidade Lankaran, querem representar o Azerbaijão no ESC 2013. "Estamos prontas para nos encontrarmos com nossas companheiras russas e mostrar-lhes a nossa coragem", afirmou Sharaf Mammadova, a mais jovem da formação (com 52 anos). Já a mais velha, Khanbibi Azimova (com 76 anos), referiu que já se apresentaram no estrangeiro e que, certamente, mostrarão o seu talento no ESC 2013. As Neneler são constituídas por seis elementos - Gizbes Ahadova (líder), Khanimbaji Guliyeva, Khanbibi Azimova, Gulchohra Mammadova, Gulbazak Karimova e Sharaf Mammadova – e contam com um repertório de mais de 70 temas em azeri e em talish. Se a moda pega é melhor segurarmos as nossas avós, caso contrário vão “embarcar” numa aventura eurovisiva! Uma coisa é certa: os Seniores estão a tomar conta do mundo, cuidado com eles!
Grécia:
Novo coreógrafo.
A delegação grega iniciou os seus preparativos para o ESC 2012. Neste sentido, e em prol de uma boa qualificação, foi anunciado, esta semana, que o coreógrafo, diretor e fotógrafo Konstantinos Rigos será, novamente, o responsável pela apresentação grega nesta edição da Eurovisão. Depois do sucesso advindo da sua coreografia para a edição de 2011, os nossos colegas gregos não parecem abrir mão de Konstantinos… É como sempre dizemos, “em equipa que ganha, não se mexe”! E a Grécia sabe, muito bem, manter uma boa equipa vencedora!
Irlanda:
Tanta confiança!
Aparentemente, a RTÉ (televisão irlandesa) divulgou aos seus "anunciantes" (empresas que publicitam mediante esta estação de televisão) que irá reduzir as taxas de anúncio da final da Eurovisão para metade, caso os Jedward não consigam passar à finalíssima. Caso os gémeos passem à final, a emissora pretende ganhar 20 mil euros por minuto durante os intervalos comerciais (se ficarem pela semifinal serão “só” 10 mil). Isto é apenas fé nos seus representantes, ou será que eles sabem de algo que nós não sabemos?! Sinceramente, parece-nos haver um excesso de confiança, com uma tentativa de lucrar com a situação! No entanto, todos sabemos que os Jedward são um fenómeno além-fronteiras, sendo o mais caricato o facto de a RTÉ querer “aproveitar-se” e ganhar algum dinheiro! Eles é que são espertos, assim é que é! Com dinheiro não se brinca, investe-se! Mas, por nossa vontade, este investimento sairia “furado”!
ESC 2012: Chefes de todas as
delegações reunidos em Baku!
Foi na passada segunda-feira que se reuniram os chefes de todas as delegações em Baku! Nós, portugueses, também não podemos faltar e quem nos representou foi o senhor José Poiares. Parece ter sido bastante divertida e, mais uma vez, partilhamos o vídeo publicado pela Eurovisão que noticiou isto. Enfim… Mais um dia no mundo eurovisivo, onde os “grandes” planeiam as suas táticas e, nós, os pequeninos, nos contentamos com “algumas migalhas”.
Portugal: Os planos eurovisivos!
Foi na passada terça-feira que decorreu a reunião com o objetivo de debater os planos portugueses para a Eurovisão. Desta reunião aproveitaram-se bastantes coisas: além de quererem reforçar o papel do Fado na canção (aproveitar o seu estatuto de património Universal!), o cenário de Portugal na Eurovisão será preenchido com imagens de Lisboa (uma minivisita guiada) e de Filipa Sousa, a intérprete, que será vestida por Nuno Baltazar, podendo tentar lembrar a nossa querida Amália. Por agora, isto foi tudo o que veio a público. Gostámos das ideias, mas esperamos pela sua concretização!
Eslováquia: Max Jason Mai quer
pegar fogo ao palco!
Parece que, este ano, os eslovacos estão mesmo a interpretar o slogan da Eurovisão no seu sentido literal. A Oikotimes falou, esta semana, com um dos técnicos da performance de Max Jason Mai e uma coisa foi confirmada: haverá chamas em palco! Este técnico até tinha as sobrancelhas queimadas, por isso já devem estar a decorrer algumas experiências. Não queremos enganar ninguém, mas estamos bastante curiosos com o espetáculo que Max nos irá proporcionar! Promete, mais que não seja, um momento bem “iluminado”! É uma pena se Max não passar à final, já que leva o melhor rock dos últimos tempos eurovisivos (rezemos!).
CARTOON DA SEMANA
Fontes: eurovision.tv, ESCToday, ESCDaily, JanelaESC, Oikotimes
Imagem: frosunda.wordpress.com
Vídeos: Alojados no YouTube
AMEI O CARTOON! É MESMO ASSIM! As notícias também estão ótimas como sempre. Andreia e Diogo, apesar de nao vos conhecer, amo-vos. Sou super fã e sempre ansiosa pelas vossas opiniões no domingo. LY <3
ResponderEliminar