Novidades

latest

Biografia: AZUCAR MORENO...



Azucar Moreno foi um grupo musical espanhol formado pelas irmãs Toni (Antónia) e Encarna Salazar, 

nascidas em Badajoz. Toni e Encarna são descendentes de uma família de músicos e contam na sua família com variados membros ligados ao mundo do espectáculo. Em 1990 representaram a Espanha no ESC em Zagreb (Antiga Jugoslávia) com o tema “Bandido”, conseguindo alcançar o quinto lugar. 

A sua actuação no ESC ficou na memória do público, não só por serem uma das favoritas e terem sido as primeiras a actuar naquele ano, mas também, pela falha técnica que ocorreu no som aquando da sua actuação. A música pré-gravada (percussões e ritmos diversos) que deveria sincronizar-se com a orquestra entrou mais tarde, o que provocou um desacerto na melodia e consecutivamente a saída do duo do palco. Contudo, as Azucar Moreno, quando voltaram, arrasaram em palco, com uma força imparável e uma prestação absolutamente extraordinária. O quinto lugar no ESC, fomentou o crescimento deste grupo e a canção “Bandido” foi top de vendas não só em Espanha mas por todo o mundo. Durante os anos 90 e dai em diante, as Azucar Moreno, cresceram desmesuradamente, editando vários êxitos, que contribuíram para a sua a afirmação enquanto artistas no mundo musical espanhol. 

As Azucar Moreno converteram-se num dos melhores produtos musicais espanhóis dentro do pop nacional devido à particularidade dos seus ritmos e à especificidade da sua actuação enquanto duo. Lançaram treze álbuns que foram autênticos fenómenos de vendas. "Con la miel en los lábios – 1984; "Estímulame" – 1986; "Carne de Melocotón" – 1988; "Bandido" – 1990; "Mambo” – 1991; "Ojos Negros" – 1992; "El Amor" (álbum que consegue arrecadar o prémio billboard para melhor grupo latino) – 1994; "Esclava de tu piel " (álbum que vende mais de meio milhão de discos, tornando-se num dos mais vendidos da sua carreira) – 1996; "Olé" – 1998; "Amén”- 2000; "Únicas” – 2002; 2004 "Desde el Principio" (álbum que celebra vinte anos de carreira) – 2004; "Bailando com Lola" (último álbum do grupo) – 2006. 

Em 2007, na sequência de rumores que já circulavam, Toni Salazar anuncia numa conferência de imprensa a separação momentânea das Azucar Moreno, por causa do estado de saúde de sua irmã Encarna, que enfrentava a dura batalha contra um cancro da mama. Pese embora este facto, a verdade e que as duas já evidenciavam um certo distanciamento, começando a pensar em trabalhos a solo. As suas aparições públicas passaram, a ser em separado, Toni entrou na quinta edição de "mira quién baila" e Encarna participou no programa "el club de flo". 

Em 2008, não se conhece actividade pública das Azucar Moreno. Sabe-se, no entanto, que Encarna é submetida a consecutivas sessões de quimioterapia e tenta recuperar da doença, e que Toni tem um novo namorado, o modelo Roberto Liano. A separação é evidente, não só pelo distanciamento de Toni em relação a Encarna, mas também, porque ambas estão em momentos muito particulares das suas vidas. Nesse mesmo ano, morre um dos seus irmãos, Carlos Salazar, mesmo assim, não existem sinais de reconciliação. 

Toni Salazar começa progressivamente a aparecer em todas as festas com o seu namorado, mostrando uma atitude de distância em relação às Azucar Moreno, algo que não agrada muito à irmã e ao seu marido, Maurício Trillo, manager do grupo, que afirma que estas aparições são extremamente negativas para a sua continuidade. Toni e Maurício envolvem-se numa série de acusações públicas que afastam cada vez mais as irmãs Salazar. 

Em 2009, e ao contrário do previsto, Encarna já recuperada, é a primeira que lança o seu álbum a solo, "Desencuentro", que tem como single de estreia "Dos extraños" com a colaboração dos famosos Tomatito e José Mercé. 

O álbum de Encarna, pouco comercial e completamente diferente do estilo das Azucar Moreno, passa desapercebido em Espanha, levando-a a fazer uma promoção internacional mas sem grande sucesso.

Toni Salazar, por outro lado, continua a ser manchete da principal imprensa espanhola, por variadíssimos motivos, a detenção do seu filho, os arrufos com o seu namorado e as suas operações plásticas. É presença habitual em vários eventos públicos. Em 2010, concorre à final nacional espanhola para representar a Espanha no ESC com o tema “La caña de España” uma composição do seu ex-marido e pai do seu filho Pedro Rilo, contudo não se consegue qualificar para a final. 

Toni Salazar lança o seu disco a solo "Zero Azúcar", um disco com temas latinos e com sons muito mais aproximados aos das Azucar Moreno. O seu disco tem muito mais sucesso do que o da sua irmã Encarna. As irmãs Salazar entre encontros e desencontros desenvolvem uma ruptura total, o que leva a que Encarna Salazar não esteja presente no seu casamento com Roberto Liano em Fevereiro de 2011.

Crónica redigida por Francisco Gonçalves
( Hide )
  1. Parabéns por mais uma maravilhosa e fantástica crónica do ESC! Quem não se lembra das "Azucar Moreno" e a sua beleza inerente à mulher latina/mediterrânica. Fiquei a saber a metade do fim da sua história de vida que ainda desconhecia.
    Grande abraço,
    Aleandre Vargas Pereira.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Francisco, mais uma excelente, crónica, estas novamente de parabéns, espero que continue a ler estas crónicas maravilhosas sobre os artistas que marcaram o ESC, só me pergunto qual será o próximo?!?!

    Forte abraço..

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved