Novidades

latest

Portugal: aceda ao comentário sobre o primeiro ensaio dos NAPA na Eurovisão


A Eurovisão 2025 está oficialmente a acontecer! Este sábado, 3 de maio, a arena de Basileia, na Suíça, recebe a primeira ronda de ensaios para o Festival, com Portugal, representado pelos NAPA, a já ter subido a palco. Saiba aqui como correu.

Eurovisão 2025 a arrancar de forma mais oficial com a primeira ronda de ensaios a partir de St. Jakobshalle, arena que irá sediar a competição deste ano. Este sábado, 3 de maio, foi tempo para os primeiros testes já diretamente no palco, com os países alocados à primeira parte da SF1, onde se inclui Portugal.

À semelhança dos últimos três anos, a primeira ronda de ensaios está restrita à organização do evento, não sendo ainda permitido à imprensa acreditada acompanhar em direto os testes dos vários países.

Para além disso, nesta edição, há uma nova regra: as imagens oficiais dos primeiros ensaios serão apenas disponibilizadas no dia seguinte à sua realização, sendo que só amanhã, domingo (4), numa altura em que os restantes países da primeira eliminatória já estiverem a ensaiar, é que serão vistas as fotografias referentes a estes testes iniciais.

Por isso, a informação, por agora, depende única e exclusivamente das partilhas feitas pelos correspondentes da Eurovisão. Consulte abaixo o comentário feito pela organização, este ano partilhado através da rede social Reddit.

Comentário 1.º ensaio NAPA no palco do ESC 2025:

"Chega ao fim o último ensaio do dia, protagonizado pelos representantes de Portugal: a banda NAPA. Formado por Guilherme, Lourenço, Francisco, Diogo e João, o grupo oriundo da ilha da Madeira lançou o seu álbum de estreia em 2019 e apresenta-se agora em palco internacional.

A canção Deslocado, interpretada em português — a sétima língua a ouvir-se neste dia —, pode traduzir-se como "fora do lugar". A letra aborda o sentimento de deslocação na vida urbana, contrastando com a serenidade que advém da certeza de poder sempre regressar a casa. A carga emocional remete para a tradição do Fado, mas o arranjo musical oferece uma sonoridade contemporânea com uma atmosfera de verão. A banda cita influências como The Beatles, Red Hot Chili Peppers e Arctic Monkeys, referências que se fazem sentir subtilmente ao longo da atuação.

O posicionamento em palco mantém-se fiel ao apresentado no Festival da Canção, mas há novidades na encenação para o palco de Basileia. Os elementos do grupo surgem agora com camisas ou casacos de manga comprida em cores distintas, conferindo um toque de sofisticação ao visual. O ecrã LED exibe nuvens flutuantes e céus animados que mudam de tonalidade em sintonia com o arco de luzes, contribuindo para uma estética etérea. As harmonias vocais, realçadas pela acústica do espaço, são particularmente marcantes — mesmo sem compreender a língua, o público pode sentir a emoção transmitida, culminando num final suave que provoca arrepios."


Neste dia ensaiaram Islândia, Polónia, Eslovénia, Estónia, Ucrânia, Suécia e Portugal. Domingo será tempo para Noruega, Bélgica, Azerbaijão, São Marino, Albânia, Países Baixos, Croácia e Chipre.

O nosso país volta a subir a palco no dia 7 de maio, quarta-feira, numa altura em que a imprensa já terá acesso às imagens da atuação. A organização irá igualmente disponibilizar os habituais excertos de 30 segundos dessas atuações, que conta com os planos de câmara e com a realização televisiva da respetiva performance.

Fonte: Eurovision/ Imagem: NAPA

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved