Novidades

latest

Kosovo: país não estreará no ESC 2018


Ainda não será em 2018 que veremos o Kosovo nas lides eurovisivas. A notícia foi confirmada pela estatal kosovar.

A não participação do Kosovo foi avançada pelo site ESC Today, depois de ter contactado a estatal Kosovar. A resposta da estatal segue abaixo:

"A RTK respondeu a todos os requisitos da EBU para a participação no Eurovision. No ano passado, o Grupo de Referência do Eurovision deu uma opinião positiva sobre a participação do Kosovo no Eurovision mas com a condição de que o país anfitrião tem que reconhecer a independência do Kosovo. Uma vez que a Ucrânia não reconhece a independência do Kosovo, nós não tivemos a oportunidade de participar do Eurovision.

Após a vitória de Portugal na Ucrânia, nós estávamos certos de que iríamos participar no Eurovision já que Portugal reconhece a independência do Kosovo. O Grupo de Referência novamente deu uma opinião positiva sobre a participação do Kosovo no Eurovision em 2018. Nós também enviamos formalmente e temos referências de várias organizações que nos apoiam. E nós ficamos muito confiantes de que as notícias seriam positivas. Mas nós ficamos muito surpresos quando uma carta da EBU chegou a nós falando que no momento o Kosovo não poderá participar do Eurovision por não ser membro da ONU. 

Isso é uma razão absurda já que o Kosovo é admitido em todas as federações e outras organizações mundiais como UEFA, FIFA, FIBA, WB, Olimpíadas, IMG, ABU e etc. Nós sabemos que o Kosovo não pode ser aceito como membro ativo na EBU se não for também membro da ONU e nós não pedimos isso. Nós apenas queríamos cantar no Eurovision!

Isso não é justo e não existe razão para bloquear um país em participar de um festival de música como o ESC. Estamos muito arrependidos de que uma organização não política como a EBU é politicamente ativa no caso do Kosovo. Nós não iremos parar nossos esforços para participar no Eurovision e estamos certos de que nós iremos conseguir."

Fonte: Esc Today/ Imagem: Bandeiras Nacionais



Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved