Novidades

latest

ESC Hit List 2: 10 momentos em que a Eurovisão e o desporto se "uniram"



Quem acha que a Eurovisão e o desporto são coisas totalmente incompatíveis não podia estar mais enganado. Primeiro porque sempre que a RTP decide dar prioridade ao desporto ao invés de a dar à Eurovisão, os eurofãs são os primeiros a fazer esta junção. O próximo texto é a prova de que a ligação entre o desporto e a Eurovisão vai muito além desta disputa de interesses televisivos. Começamos num momento emotivo e bonito, viajamos por várias competições e músicas e terminamos com uma inesperada dança bastante divertida de um dos maiores ícones do futebol mundial.

1. "Amar Pelos Dois" nas celebrações do tetracampeonato do Benfica


Todos nós sabemos o quão especial foi para nós o dia 13 de maio. Foi o concretizar de um sonho, mas não foi só na Eurovisão que se fez história. O Benfica, o clube com mais adeptos em Portugal, conquistou o seu primeiro tetracampeonato da história e, como é normal, os Benfiquistas invadiram o Marquês de Pombal em Lisboa. Mas o que poderia ser apenas "mais uma celebração" aliou-se à vitória de Salvador Sobral quando todos pararam para ouvir "Amar Pelos Dois". Se ser eurofã no dia 13 de maio foi fantástico, imaginem o que sentiram os eurofãs que também são Benfiquistas.

2. Sergey Lazarev na cerimónia de abertura da Taça das Confederações


Junho de 2017. Primeira participação portuguesa de sempre numa Taça das Confederações. Se a Taça em si não tem grande interesse ao ponto de Alemanha aparecer com a equipa B, a cerimónia de abertura parece ter despertado o interesse de todos nós. Afinal Sergey Lazarev, para muitos o vencedor do ESC 2016, estava a fazer o seu melhor playback antes do primeiro jogo da competição. 

3. Helena Paparizou cantou o hino dos Europeus de Atletismo 2006


Corria o ano de 2005 quando a Grécia venceu a Eurovisão pela primeira vez. Os meses que se seguiram foram de correria para Helena Paparizou e a sua terra natal parecia encantada com a vencedora eurovisiva. Entre os muitos convites para participar no Melodifestivalen que ela recusou, surgiu um para cantar "Heroes", o tema dos Europeus de Atletismo de 2006 que tiveram lugar em Gotemburgo, onde Helena Paparizou nasceu. 

4. Nicky Byrne foi futebolista


Muitos não sabem mas antes de se dedicar à música, Nicky Byrne foi futebolista. Jogou duas épocas enquanto guarda-redes no Leeds e representou a República da Irlanda nos escalões jovens. Em 2009 foi substituto da equipa do Liverpool num jogo de homenagem ao desastre de Hillsborough. Fã acérrimo do Celtic, o representante irlandês de 2015 preferiu seguir a carreira na música do que no futebol. Terá sido uma boa decisão ou podia Nicky Byrne ter sido o Neuer da sua época?





5. "Allez Ola Olé" foi a música oficial francesa para o Mundial 2010


"Allez Ola Olé" pode não ser uma obra de arte mas a verdade é que depois da Eurovisão teve um enorme sucesso até em Portugal. Uma das maiores razões para tal sucesso foi o facto de esta ter sido a música escolhida para hino francês do Mundial 2010 que acabou ganho pela vizinha Espanha.

6. Frans alcançou a fama ao cantar uma música sobre Ibrahimovic


Nós conhecemos Frans apenas desde a sua participação no Melodifestivalen com uma música que não agradou a muitos, mas Frans já era popular na Suécia depois desta música dedicada ao rei do desporto lá do sítio. E, tantos anos depois, o título da música continua bastante atual, não fosse Zlatan Ibrahimovic "the man".

7. Postcard Joe & Jake


Lembram-se do postcard do Joe e do Jake? Se são fãs de desporto de certeza que não passou despercebido. Os dois ingleses gravaram o seu postcard em Liverpool em homenagem aos Beatles mas também ao seu clube do coração (cujo equipamento têm vestido numa das filmagens) que, dizem eles, é uma das razões pelas quais se tornaram amigos.

8. "Heroes" foi a música com que os campeões europeus de sub-21 foram recebidos em 2015


Verão de 2015. Todos nós a torcer para que Portugal vencesse a final do Euro de sub-21. Empatámos mas não tivemos a mesma sorte da seleção principal e os sub-21 acabaram por perder nos penaltis para a Suécia. Na receção aos novos campeões europeus da categoria, os suecos saíram à rua e também Mans Zelmerlow se juntou a eles para cantar "Heroes"
.
9. Amir no concerto de abertura do Euro 2016


Contem-nos lá quantos de vocês não viram o concerto de abertura do Euro 2016 só à espera deste momento. Não é costume estarmos entusiasmados para algo deste género, mas a verdade é que, no ano passado, os eurofãs estavam desejosos de ver Amir subir ao palco para cantar J'ai Cherché.

10. Buffon dançou "Occidentali's Karma" no seu 1000.º jogo 


É seguro dizer que toda a gente conhece Gianluigi Buffon, certo? A dimensão do Sanremo é tão grande em Itália que toda a gente foi contaminada pela boa disposição de "Occidentali's Karma" e até o épico guarda-redes decidiu celebrar o seu jogo 1000 com a dança de Francesco Gabbani. Felizmente o capitão da Juve e da seleção italiana é bem melhor guarda-redes do que bailarino, caso contrário não teria chegado sequer à centena de jogos. Os dois haviam de se encontrar mais tarde num programa de televisão onde Buffon ofereceu uma camisola da Juve autografada ao representante italiano de 2017 que já tinha dito que ele era o seu futebolista preferido.

  

Vídeos: alexdrim77, Roberta Fazio, CardiacRecords, zerozero, Eurovision Fan, Eurovision Fans Mexico, Eurovision Song Contest, NYUSHA MUSIC



Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved