PRIMEIRO FRACASSO:
AMAURY VASSILI
(Vote na sondagem no lado direito da página)
Muitas foram as músicas que passaram pelo ESC que eram consideradas como favoritas à vitória e depois acabaram em lugares bem abaixo do expectável. No passado ano a França tinha um sonho: voltar a ganhar a eurovisão (coisa que não acontece desde 1977). A França apostou em ópera, um género de veras muito arriscado para o mundo eurovisivo. Assim que foi anunciado o intérprete francês a especulação irradiou sobre a Europa … Será que a França ia mesmo apostar numa ópera?! E apostou mesmo. Quando a música foi apresentada ao público, os eurofãs renderam-se à qualidade musical e à voz do jovem cantor.
Desde cedo a França era apontada pelas casas de apostas como vencedora do ESC 2011 e essa liderança manteve-se até bem perto do final. Pelo youtube viam-se os tops dos fãs quase todos com a França colocada no top 10. Gostando ou não do género, não havia uma única pessoa que negasse qualidade a esta composição e a esta voz. O instrumental da música era dos mais fortes (se não o mais forte) de toda a edição que completava o vozeirão que o jovem tenor possui. Tudo isto parecia ser a receita para vencer o festival.
Que Amaury ia estar sozinho no palco já era do conhecimento público, era o que uma música deste calibre exigia; mas depois de ver o primeiro ensaio, a certeza da vitória francesa ficou ainda mais segura com aquele cenário maravilhoso. Até eu que costumo odiar as músicas francesas já me tinha rendido àquela atuação.
Mas no dia da final parece que os franceses andavam um pouco à nora! Começou logo pelo cabelo de Amaury. Não sei o que se passou mas parece que não houve tempo suficiente para o pentear, parece que não era lavado há semanas e que ele tinha acabado de acordar. Mas o cabelo pouco importava, afinal estamos num festival de música ou de top models?! Só que assim que Amaury começou a cantar ouvimos uma coisa que nunca tínhamos ouvido: o mesmo instrumental, cantado num tom completamente diferente. Ninguém pode dizer que ele cantou mal ou que desafinou, o certo é que o tom da música não era aquele, os nossos ouvidos não estavam habituados nem se iam habituar àquilo mesmo com aquela voz fenomenal. Também houve muitas críticas à roupa escolhida para o cantor que era “horrível”, se bem que eu não tenho nada a apontar, acho que se “encaixavam” bem na música. Mas se houve coisa bem feita foi a interação com a câmara. Apesar de nem sempre os planos escolhidos serem os melhores, Amaury soube interagir com o público e mostrar os sentimentos que a música pedia.
Começam os votos e começa também a certeza que a França não ia organizar o ESC em 2012. Sognu terminou em 15º lugar com apenas 82 pontos recebendo pontos de apenas 18 países e a pontuação máxima apenas por parte da Grécia e Bélgica. Nos dois anos anteriores a França tinha conseguido melhores lugares (12º em 2010 e 8º em 2009). A pontuação não foi justa (sobretudo se compararmos com a música vencedora) mas aqueles erros à última da hora custaram caro à comitiva francesa que tudo tinha para ganhar o ESC no passado ano!
![]() |
Todo o material, desde do texto às imagens e às suas aplicações, foi feito pelo autor.
Vídeos: Youtube/Imagens: Google
05/07/2012
05/07/2012
Parabéns Jessica! Bom trabalho! Uma boa aposta da equipa do Crónicas! Vocês estão com umas iniciativas brutais... Querem originalidade? Venham ao Crónicas de Eurofestivais!
ResponderEliminarNada de novo...
ResponderEliminarParabéns pela boa redacção e opinião :)
ResponderEliminar"afinal estamos num festival de música ou de top models?!" - às vezes essa dúvida surge, especialmente nos últimos anos. Esta canção merecia, sem dúvida um lugar no top10. Não sou apreciadora do género, mas temos de admitir e elogiar quando uma canção de qualidade se faz apresentar no ESC.
ResponderEliminarFANTÁSTICO!!!! Parabéns Jéssica, e continuação de um ótimo trabalho ;D
ResponderEliminarCrónica muito bem escrita, a desenvolver um tema bastante interessante, mesmo para os que como eu, não costumam acompanhar muito de perto este mundo eurovisivo!
ResponderEliminarMuitos Parabéns Jessica Mendes :D