Bielorrússia: Nova versão de “We are the heroes” não
agrada!
Domingo passado, foi apresentada, oficialmente, a versão final de "We are the heroes", música com a qual a banda Litesound representará a Bielorrússia no ESC 2012. Apesar de não ter sido alterada a letra, forma introduzidas algumas modificações no instrumental, com as quais o tema ganhou um toque mais eletrónico. Estas mudanças foram realizadas por Dimitris Kontopoulos, produtor grego, conhecido por trabalhar com nomes como Helena Paparizou, Ani Lorak, Koldun, entre outros. Entretanto, e em reação à nova versão, os fãs manifestaram o se desagrado! Em resposta, e num comunicado através da rede social russa VK, a banda afirmou que, aqueles que querem ver rock, devem ir aos concertos dos Litesound, mas, como o ESC é um concurso pop, as alterações no tema tiveram que ser realizadas. Para nós, estas alterações só melhoraram o tema, tornando-o mais eurovisivo! Boa aposta!
ESC 2012: Sorteio da ordem de atuação!
Em janeiro, foi divulgada a divisão dos países pelas semifinais do ESC 2012, na qual ficámos a saber que Portugal atuaria na segunda semifinal! No entanto, na passada terça-feira, no decorrer da reunião dos chefes das delegações, procedeu-se ao sorteio que definiu a ordem de atuação dos semifinalistas e finalistas. Portugal será o sexto a ascender ao palco, entre a Bielorrússia e a Ucrânia (que levam músicas bem distintas da portuguesa! Se isso nos parece favorável? Não, dado que ao ser das primeiras a atuar poderá ser, mais facilmente, esquecida. No entanto, temos total confiança na nossa representante e consideramos que a sua qualidade realçar-se-á perante as que lhe são concorrentes. Tudo poderá acontecer, mas nós acreditamos numa passagem à final! Dia 24 de maio cá estarmos para te apoiar!
Reino Unido: Música, finalmente, divulgada!
Já há muito se conhecia o nome do intérprete de terras de sua majestade, mas o tema que este iria interpretar continuava uma incógnita. Quando a música foi, finalmente, divulgada, ficou, bastante, aquém das (já baixas) expectativas nela depositadas! Um tema insosso, monótono, que parece ter sido tirado da banda sonora de um filme clássico da Disney! Embora tenhamos muita consideração pelo intérprete, e pela sua vasta experiência, não esperamos um grande resultado advindo da sua participação. Talvez com outro tema, algo mais marcante, por exemplo, um tema como “My Time” do ESC 2009. Depois da desilusão advinda da pontuação obtida pelos Blue (tidos como favoritos à vitória) parece que os britânicos perderam um pouco o “folgo”. Veremos como este ano as coisas correm para as terras de Dona Elisabete I.
São Marino: De mal a pior!
São Marino teve uma semana bem agitadinha… Como tínhamos previsto, o seu tema eurovisivo foi “recusado” por ter infringido as regras da EBU, pois difundia mensagens comerciais (neste caso, à rede social Facebook). Até aqui nada de novo, certo?! Com a chegada desta notícia, alguns eurofãs voltaram a conseguir “respirar”, alentados pela esperança de São Marino “ganhar juízo” e mandar aquele tema para a “reciclagem”. Infelizmente, e até porque a sanidade mental é coisa em falta nos dias de hoje, os dirigentes do país em questão, optaram por, meramente, alterar a letra… Basicamente, e por obra da sua extrema originalidade, alteraram de “Facebook” para “The Social Network song”! Coisa que nasce torta, tarde ou nunca se endireita! Este dito popular nunca me pareceu tão adequado como neste caso! Enfim… Palmas para este país! Conseguiram tornar uma música má numa horrível: mais auto-tune estragou a música e a letra encontra-se cada vez pior!
Chipre: Elena Patroklou “mentora” de Ivi Adamou!
Lembram-se de Elena Patroklou, representante do Chipre no ESC de 1991? Pois bem, a cantora foi escolhida pela CyBC para ser o “braço direito” de Ivi Adamou. Deste modo, Elena não só a auxiliará na sua performance em Baku, como ajudará na gestão da sua voz durante os períodos de ensaio e compromissos eurovisivos. Mais ainda, a experiente cantora poderá exercer funções de “professora”, para que Ivi se apresente na sua “força máxima”. "Tanto a Sony BMG como a Ivi sugeriram que eu viajasse com eles para Baku como professora de canto, para que tudo saia como previsto. Estou muito feliz e espero que a Ivi faça a melhor apresentação, possível, em palco e traga a vitória para o Chipre", referiu Elena ao site ShowTime.
ESC 2012: “Cunhas” eurovisivas para ocupar o
intervalo!
Emin Agalarov, cantor azeri e marido da filha do presidente do Azerbaijão (que coincidência!), foi o primeiro artista a ser confirmado como interval act da final do ESC 2012, do próximo dia 26 de maio. Mais interessante, Emin é filho de um bilionário russo-azeri e foi educado entre Rússia, Suíça e Estados Unidos – como podem observar, são “gentes” de famílias modestas. Emin é um reputado cantor, principalmente, nos países de Leste, tendo lançado muitos discos de sucesso. No decorre da semana eurovisiva, Emin lançará o seu novo trabalho, "After the thunder", sendo esta uma excelente oportunidade para se poder apresentar num grande evento. Se por um lado encaramos esta situação com um certo ceticismo, por outro, o renome do cantor tem crédito suficiente para justificar o convite a ele dirigido. Acima de tudo, esperamos um grande espetáculo!
Islândia: "Mundu eftir mér" é, agora,
"Never forget"!
Depois de tanta especulação, um dos principais enigmas do ESC 2012 foi revelado! Gréta Salóme & Jónsi apresentaram o videoclip e a versão final do tema que interpretarão no ESC 2012, em Baku. "Mundu eftir mér" tornou-se em "Never forget", não introduzindo alterações no sentido da letra, tendo, também, a versão em inglês sido escrita por Gréta. Apesar de alguns fãs não terem apreciado esta mudança da língua, a opinião geral parece não se importar com tal facto, salientando a qualidade da música em si! Para nossa sorte, a Islândia estará na primeira semifinal, dado que se trata de um tema muito interessante e que lutará por um lugar na finalíssima!
ESC 2012:
Profile de cada cantor!
Como já são conhecidas todos as escolhas musicais dos 42 países participantes, foi criado, no site oficial da Eurovisão (como já é costume), um profile que apresenta, detalhadamente, todos os dados de cada artista a concurso. A nossa Filipinha Sousa, também, detém de um espaço, unicamente, seu, e é com muito agrado que redigimos esta notícia como forma de partilhar um espaço português, com o objetivo de promover a nossa “Vida Minha”: http://www.eurovision.tv/page/history/year/participant-profile/?song=26933.
CARTOONS DA SEMANA
Fontes: JanelaESC, Oikotimes, eurovision.tv, ESCToday, ESCDaily
Imagens: Obtidas mediante pesquisa no Google com os termos "Filipa Sousa" e "Elena Patroklou"
Vídeos: Alojados no YouTube
Reservam-se todos os direitos autorais a quem advido!
AUTORES:
Eu cá também gostava mais da versão rockalhada da música da Bielorrússia, mas a música continua a ter qualidade...
ResponderEliminarNão iria ser favorável de maneira alguma para Portugal, pois é a primeira metade da sua semi final, mas acredito que marcaremos pela diferença e isso irá contribuir para passarmos.
Ainda bem que a representante do Chipre leva uma preciosa ajuda, pois há muito boas canções que se estragam com as vozes dos interpretes...
São Marino...não se podem queixar de que não passam, se nada fazem para o conseguir.
Vocês são perfeitos!
ResponderEliminar