Novidades

latest

NOTÍCIAS SEMANAIS - 03.03 A 10.03




Polónia: Toda a verdade sobre a desistência!
Depois de tanta especulação, a TVP explanou o verdadeiro motivo da sua desistência do ESC 2012. Até então, acreditava-se que o motivo para tal ato era o foco na organização do Euro 2012, evento desportivo que a Polónia sediará, em parceria com a Ucrânia. No entanto, e como a verdade é como o azeite (vem sempre ao de cima!), num documento oficial foi descrito que os sucessivos maus resultados, aliados à abertura do mercado fonográfico para nomes internacionais, levou a um decréscimo do interesse no festival entre o público polaco. "A rentabilidade e a importância do evento caiu abaixo dos padrões aceitáveis para a televisão polaca [...] O público está cada vez menos interessado em festivais, assim como os próprios artistas polacos. Isso pode significar que este tipo de evento está em crise. Achar novas e atrativas formas de entretenimento é um desafio para as emissoras nacionais, incluindo a TVP", mencionava o referido documento.

Lituânia: Plágio ou não, eis a questão…
Pouco tempo antes de ser escolhido como representante lituano, Donatas Montvydas (conhecido por Donny) já estava sendo acusado de plágio. Rolf Løvland – nome nada desconhecido das andanças eurovisivas, tendo sido compositor das canções vencedoras do ESC em 1985 e 1995 – declarou, publicamente, que o tema "Love is Blind" é, praticamente, uma cópia de "Song from a Secret Garden", lançada em 1995. Numa conferência de imprensa, o produtor de Donny, Martynas Tyla, afirmou ter contactado com Rolf e que ambos chegaram à conclusão que os dois temas são completamente diferentes. É caso para dizer, “os cães ladram e a caravana passa”. Felizmente, tudo se resolveu, aparentemente, de forma civilizada… Pelo menos por parte de Martynas!
 
 
Eslováquia: “Don’t Close Your Eyes” para Baku!
O Rock chegou ao ESC 2012 e em grande! A RTVS anunciou que Max Jason Mai será o seu representante no ESC 2012. Max já tinha sido selecionado, internamente, para representar a Eslováquia em 16 de novembro, tendo esta noticia sido desmentida dois dias após a sua divulgação. Contudo, e como quem espera sempre alcança, a notícia voltou a ser divulgada, mas desta vez em definitivo. Max Jason Mai interpretará o tema "Don't Close Your Eyes", da sua autoria. Um tema com sonoridades não muito eurovisivas, mas com qualidade de sobra! Uma boa aposta eslovaca que nos faz recordar temas turcos de anos anteriores. Este, talvez, seja o ano em que este país irá à final…
 

Arménia: Oficialmente, de FORA!
É oficial, a Arménia desistiu do ESC 2012 (finalmente terminou esta "novela"!)… Depois de tanta especulação, tinta corrida e polémica, os dirigentes arménios já fizeram conhecer a sua desistência. O porquê desta decisão já todos sabemos, pelo que esta notícia não nos surpreende, aliás, era o final por nós já esperado. Se por um lado ficamos tristes dado que será menos uma música a concurso, por outra estamos conscientes que será o melhor para o espetáculo em si, e, claro, para os próprios arménios! Resta-nos a (não muito boa) recordação da música arménia do ESC 2011! Boom Boom até para o ano!


Rússia: Mas eles perderam a cabeça?!
O ESC é um evento para todos, e não estamos a ser preconceituosos para com a idade das intérpretes… Estamos, apenas, em protesto com o tema e com a performance vocal das cantoras! Com um início caótico, seguido de um momento de insanidade mental com “festa para todos”, “Party for Everybody” é um daqueles temas que nos fazem questionar o nosso amor eurovisivo. Depois de perus, Verka Serduchka e outros tantos… Só nos faltava isto!
 
 
Suécia: “Euphoria” para Baku!
Para agrado de muitos dos eurofãs, Loreen e o seu tema “Euphoria” estarão no ESC 2012. Num espetáculo de fazer inveja a muitos países (sim RTP, esta indireta é bem direta para ti!), o Melodifestivalen contou com uma realização, conteúdo cénico e performances bastante acima da média. Mesmo com uma melhoria, bastante notória, na prestação vocal de Danny, este tornou-se, pela segunda vez consecutiva, vice-campeão desta grande competição. Outra repetente foi Molly, que com a sua balada interpretada de forma emotiva não passou além do quarto-lugar… mas desengane-se quem pensa que estes dois ficarão por aqui! Esperamos muitas e boas performances futuras de ambos e, decerto, terão direito ao seu grande momento eurovisivo! Quanto a Loreen… Que mais se pode dizer?! Uma música que nos deixa em completa “euforia”, que nos arrepia… Um início poderoso, uma atmosfera de mistério e uma voz poderosa. Se isto não é a receita para uma música vencedora, não sabemos então qual será! É engraçado, pois já o ano passado com "My Heart Is Refusing Me" dizíamos que esta artista iria ter muito sucesso no futuro; quem diria que ela iria ganhar este ano? Palmas, a nossa favorita e, quiçá, vencedora da Eurovisão 2012 está encontrada!
 
 
Roménia: Mandinga para Baku!
Finalmente uma música dançante (que já fazia falta este ano). Desta vez a Roménia preferiu escolher uma moça bem gira, intitulada de Mandinga, e uma música “de verão” chamada "Zaleilah"! Esta proposta parece ser uma mescla de Jessy Matador com Michel Teló; além disso a cantora, para a música em questão, tem uma voz competente e consegue cativar o público com a sua sensual performance! Mais um ano em que a Roménia nos presenteia com uma música média e esperemos que seja recompensada em Baku! Em todo o caso, servirá como lufada de ar fresco no meio de tantas interpretações melancólicas que o ESC nos apresentará nesta edição.

 
Portugal: Filipa Sousa para Baku!
Antes de comentarmos os resultados finais, temos de salientar a qualidade de produção que a RTP nos proporcionou. Já não víamos, há muito tempo, um Festival tão dinâmico, todas as extra-atuações foram ótimas, os apresentadores cúmplices e muito divertidos! De entre 12 canções muito parecidas melodicamente, temos a certeza que ganhou a melhor - "Vida Minha" de Filipa Sousa. Esta cantora, que só se inscreveu no último dia, terá a sorte de representar Portugal na Eurovisão 2012. Temos ainda de salientar a música dos Cúmplice's, que era uma das melhores construídas da noite (mas que não era para a Eurovisão!), e Ricardo Soler que, se fosse por nós, poderia ser (sem ponta de dúvidas) o nosso representante – que vozeirão! "Vida Minha" é uma “Senhora do Mar versão 2” menos marcante, mas com mais sabor a fado, algo que é realmente português, e isso é de louvar! Palmas! Se acreditamos numa vitória? Tenhamos os pés bem assentes na terra, mas a passagem à final parece-nos bem possível!
 
 
Sérvia: "Synonym" para Baku!
O cantor que representou a Sérvia & Montenegro em 2004, volta este ano pela Sérvia - o famoso Zeljko Joksimovic com o tema "Synonym"! Temos de mencionar que o instrumental é um dos melhores deste ano e, sinceramente, inveja-nos como é que um artista TÃO BOM tem sempre músicas TÃO BOAS. Conclusão: este sábado eurovisivo foi um dia recheado de boas escolhas! "Synonym" alcançará, muito provavelmente, o Top10 na Eurovisão (e é muito bem merecido). Uma grande proposta com um final arrepiante! Quem sabe, sabe… E este intérprete sabe, realmente, o que é música de qualidade! Só achamos curioso que neste “divórcio” entre Sérvia & Montenegro, Sérvia tenha ficado, indiscutivelmente, a ganhar, uma vez que desde então tem demonstrado uma qualidade musical muito superior a Montenegro.
 

 [EDIÇÃO ESPECIAL] CARTOONS DA SEMANA!




Fontes: RTP, ESCToday, JanelaESC, Oikotimes, ESCDaily
Imagens: Google Imagens
Vídeos: Youtube
Reservam-se todos os direitos autorais a quem advido!


( Hide )


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved